NPD Goiás
Implantados no âmbito do Programa Olhar Brasil da Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura (SAv/MinC), os NPDs são espaços democráticos, gratuitos e acessíveis a todas as classes da sociedade, voltados para a produção e difusão do conteúdo audiovisual brasileiro, com estrutura humana, física, tecnológica e metodológica. Através desta ação, a SAv/MinC tem como objetivo formar e consolidar parcerias com instituições de diferentes estados para o desenvolvimento da atividade audiovisual em todas as regiões do país.
Os Núcleos de Produção Digital (NPDs) são espaços para desenvolver oficinas, cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico, fortalecendo as cadeias audiovisuais regionais.
Os NPDs visam apoiar a produção audiovisual independente, através do fornecimento de equipamentos adequados, bem como de serviços técnicos especializados, promovendo a formação e o aprimoramento profissional e artístico de técnicos e realizadores audiovisuais nas mais diversas funções. Nestes espaços também são disponibilizados para a população equipamentos para a produção independente. Esses empréstimos já estão gerando resultados positivos, como é o caso de filmes goianos de curta e longa duração que foram apoiados pelo NPD Goiás e selecionados para festivais nacionais e internacionais.
O Núcleo de Produção Digital da Cidade de Goiás (NPD Goiás) é o único NPD em atividade no território goiano e está instalado no IFG - Campus Cidade de Goiás.
Através do NPD, o IFG promove palestras, cursos e oficinas, além de apoiar a produção de curtas, longas-metragens e séries televisivas que são rodadas na região. Longas-metragens como o documentário "Taego Ãwa", de Henrique Borela e Marcela Borela e "Terra e Luz", filme de ficção inédito de Renné França, além da série "Doceiras", da Panacéia Filmes, são exemplos de produções apoiadas pelo NPD Goiás. Mais de 30 curtas-metragens também foram realizados com os equipamentos deste núcleo, em 1 ano de funcionamento.
Contato: npdgoias@gmail.com