top of page
Projeto Cinema, Olhares e Formação
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Saiba mais sobre o projeto nas redes.

Múltiplas ações de formação, fruição e difusão do Cinema Brasileiro - projeto realizado em 2014, a partir de convênio firmado entre a Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) e o Instituto Federal de Goiás (IFG).

Com o objetivo de promover a formação técnica e de produção, a qualificação profissional e a difusão audiovisual, a SAv/MinC e o Instituto Federal de Goiás realizaram o projeto Cinema, Olhares e Formação no estado de Goiás, com abrangência nos estados da Região Centro-Oeste e Entorno do Distrito Federal, durante o segundo semestre de 2014. O projeto teve como público-alvo a população assentada das regiões citadas, funcionários da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e alunos do IFG.

Com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do Cinema e do Audiovisual Independente, o projeto realizou uma série de ações sistêmicas e articuladas que visaram a ampla difusão dos conteúdos audiovisuais - estratégia, aliás, em sintonia com as políticas de acesso e fruição da produção independente, estabelecendo um diálogo estético e temático com o público envolvido. Para tanto, o projeto executou como ações a realização de produção, seminários e mostras itinerantes.

Destacamos abaixo as ações realizadas pelo Projeto Cinema, Olhares e Formação na Cidade de Goiás.

Oficina de Produção Audiovisual - Memória, Educação e Trabalho

Abordagem documental sobre a história da educação profissionalizante em Goiás, com recorte na implantação do IFG e das suas versões institucionais anteriores (ETFG, CEFET-GO). Esta oficina foi ministrada por Dustan Oeven - realizador audiovisual e produtor cultural do IFG - Campus Goiânia, e teve como alunos participantes os estudantes da primeira turma do curso técnico integrado em Produção de Áudio e Vídeo do IFG - Campus Cidade de Goiás (ver fotos abaixo), além de estudantes do IFG - Campus Goiânia Centro.

Na Cidade de Goiás, a oficina foi ministrada no Quartel do XX, entre os dias 13 e 17 de outubro de 2014. Os estudantes de Produção de Áudio e Vídeo participaram das entrevistas realizadas com pesquisadores da história da Cidade de Goiás e com egressos da Escola de Aprendizes e Artífices (1909). Nesta oficina, os estudantes de Áudio e Vídeo também puderam contribuir com a confecção dos bonecos de massinha que apresentam os ofícios ensinados esta antiga escola. O resultado deste trabalho de animação foi incorporado ao vídeo final da oficina: "Memória: uma história contada do IFG", de Dustan Oeven.

Oficina de Produção Audiovisual - Terra - A Luta e a Lida

A proposta inicial desta oficina era fazer a abordagem das trajetórias de pessoas vinculadas ao cotidiano dos assentamentos rurais e seus olhares sobre a questão agrária e a agricultura familiar, com abrangência no município de Goiás. Esta oficina foi realizada entre os dias 13 e 18 de outubro de 2014, sendo ministrada pelos realizadores audiovisuais Marcela Borela, Henrique Borela e Vinícius Berger. Os participantes desta ação foram estudantes da Cidade de Goiás e moradores de acampamentos e assentamentos da região. O vídeo resultante desta oficina, intitulado "Sob nossos pés" (ver abaixo), recebeu o prêmio de Melhor Roteiro na 13ª Mostra ABD Cine Goiás (2015).

Seminário - Formação em Cinema e Audiovisual

 

O seminário "Formação em Cinema e Audiovisual" foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, como parte integrante da programação do Festival de Artes de Goiás 2014. O seminário, que aconteceu no Auditório do Colégio Santana, abordou o ensino de cinema no Brasil, desde o uso da linguagem audiovisual em ambientes escolares até as universidades que oferecem formação superior em Cinema e Audiovisual - conteúdos, matrizes curriculares e destinação dos egressos.

 

A mesa 1 foi composta por representantes do curso de Cinema e Audiovisual (e correlatos) existentes e em atividade na região mais central do Brasil . Com o tema "Formação Superior em Cinema na Região Centro-Oeste", a mesa foi integrada por Renné Oliveira França, Coordenador do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo do Instituto Federal de Goiás - IFG - Campus da Cidade de Goiás (GO), Joanise Levy da Silva, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG (GO), além de Eliany Salvatierra Machado, da Diretoria do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – FORCINE e vice-coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense – UFF (RJ). Também foi convidado para a mesa o professor Armando Bulcão, representando o curso de Comunicação Social – Bacharelado em Audiovisual da Universidade de Brasília - UnB (DF) - que terminou fazendo sua fala na mesa seguinte.

A mesa 2 teve como tema "Formação do Olhar – Projetos em Rede", e contou com as presenças de Isaac Pipano, Coordenador Geral do Projeto Inventar com a Diferença (RJ); Joelma Paes, Produtora Executiva do Projeto Circuito Câmera Cotidiana (GO); e Rosângela Rocha dos Santos, Coordenador Geral do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira - NPDOV (SE). A mesa teve como objetivo reunir representantes de projetos que proporcionam a iniciação no universo da produção audiovisual trabalhando também a constituição de redes para a troca e o acúmulo de experiências.

Por sua vez, a mesa 3 reuniu representantes de escolas livres que proporcionam a formação técnica e artística profissionalizante no campo da produção audiovisual para o relato das experiências com os cursos oferecidos, perfil e destinação dos profissionais formados, além dos conteúdos, práticas e metodologias de ensino. Participaram desta mesa Márcio Junior e Márcia Deretti, da Escola Goiana de Desenho Animado (GO), a professora Rosa Berardo, diretora da Escola Maison du Cinèma (GO), Jorge Monclar, Coordenador da Academia Internacional de Cinema e TV – AICtv (RJ), e Cynthia Falcão, Coordenadora de Formação do CANNE – Centro Audiovisual Norte-Nordeste – Fundação Joaquim Nabuco (PE).

Circuito Vila Boa - Mostra Itinerante de Cinema Nacional

 

Além de Oficinas e Seminários, o projeto Cinema Olhares e Formação também promoveu a formação de público e a difusão do cinema brasileiro, realizando três circuitos de exibição de filmes em ambientes abertos e públicos - um deles, o Circuito Vila Boa, realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2014, no Auditório do Colégio Santana. Os filmes tiveram curadoria do crítico e curador Rafael Parrode e os circuitos de exibição buscaram uma interação entre as obras mostradas e as comunidades locais, ocorrendo em todas elas debates e abordagens comentadas dos filmes, com a presença dos realizadores.

Por ocasião do Circuito Vila Boa, também foram exibidos os vídeos resultantes das Oficinas do Projeto Cinema, Olhares e Formação, com a presença dos ministrantes e dos participantes destas oficinas, membros de acampamentos rurais do município de Goiás e servidores da Comurg - Goiânia, além de estudantes do IFG Campus Cidade de Goiás.

Circuito Vila Boa - 1º dia (21/11)
Circuito Vila Boa - 2º dia (22/11)
bottom of page