QUADRO DOCENTE
Cinema, Áudio e Vídeo

André Vinícius Martinez Gonçalves é doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Possui como ênfase de pesquisa questões e problemáticas urbanas, em especial, os elementos relativos ao campo da Economia Politica da Cidade.


Carlos Cipriano Gomes Junior é especialista em Cinema pela Skópos Escola de Cinema / Faculdade Cambury e bacharel em Comunicação Social - hab. em Rádio e TV pela UFG. Foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás - ABD-GO (2011-2015) e do Conselho Estadual de Cultura de Goiás (2012-2014). Desde 1999 trabalha como ator de teatro e cinema, produtor cultural e realizador audiovisual, exercendo diferentes funções na produção de curtas, médias, longas e programas televisivos e radiofônicos.
Cristiane Moreira Ventura é mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG (2014), com a dissertação: Topografia da memória - Reminiscências poéticas em Diário de Sintra, e bacharel em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo, atuando principalmente nos seguintes temas: videoarte e documentário. Atua no setor audiovisual nas funções de direção (filmografia composta por 7 curtas e um longa-metragem), produção (de filmes e mostras) e montagem desde 2007.

Estevão de Pinho Garcia é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP, Mestre em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Guadalajara (UdG), México, e bacharel em Cinema pela UFF (2006). Professor do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA (2012 a 2014) e, como realizador, dirigiu e roteirizou quatro curtas-metragens (2003 e 2008). Pesquisador de Cinema, atuando principalmente nos temas: cinema latino-americano, cinema brasileiro, cinema moderno, cinema e teatro e cinema experimental.


Flávio Gomes de Oliveira é doutorando em Arte e Cultura Visual pela UFG; mestre em Cultura Visual pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás; especialista em Arte Contemporânea; e bacharel em Artes Visuais - hab. em Design Gráfico pela UFG. Foi coordenador de produção audiovisual no CIAR/UFG, professor da Faculdade Araguaia (2003 e 2016) e também foi professor da PUC Goiás (2004 e 2016). Tem atuação e pesquisa em: design, animação, stop-motion, cinema, web e ilustração.
Guilherme de Castro Duarte Martins é mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG; e bacharel em Audiovisual pela ECA/USP (2007), com especialização em desenho de som. Realizador audiovisual com experiência profissional nas áreas de captação de som e desenho de som, bem como em montagem e edição, tendo participado de dezenas de produções audiovisuais independentes nessas funções, com destaque para o premiado "Branco Sai, Preto Fica", no qual assina a montagem.

Leandro Carvalho Damacena Neto é doutorando em História Cultural UFG (2015-2018); mestre em História Cultural UFG (2011). Atualmente pesquisa nos estudos de doutorado a historiografia do século XVIII (América Portuguesa e os sistemas atlânticos na Época Moderna/ Monarquia pluricontinental e Antigo Regime) com ênfase no Hospital Real Militar na Capitania de Goiás. Atua também no ensino e pesquisa das relações entre cinema, fotografia, memória e história no curso - Bacharelado em Cinema e Audiovisual - IFG (Campus cidade de Goiás).

Marcela Aguiar Borela é mestre em História pela UFG (2010); especialista em História Cultural - Poder, Imaginário e Identidades pela UFG (2008); e bacharel em Comunicação Social - hab. em Jornalismo e ênfase curricular em Audiovisual pela UFG (2006). Desde 2004 reúne experiências em diferentes funções da realização cinematográfica, trabalhando ainda nos campos da difusão e da reflexão. Foi diretora e curadora do Cine Cultura (2011 e 2013) e é uma das criadoras do Fronteira Festival, do qual é também diretora artística.

Marcelo Jungman Pinto é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás) e em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolve pesquisa nas áreas de filosofia política e filosofia contemporânea, discutindo os seguintes autores: Giorgio Agamben, Michel Foucault e Gilles Deleuze. É integrante do Grupo de Estudos em Biopolítica da UFG. Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Myriam Pessoa Nogueira é doutora em Artes (criação, análise e crítica da imagem em movimento - ênfase em Cinema) pela Escola de Belas Artes da UFMG; mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da PUC - Minas; especialista em Cinema, Vídeo, TV e Novas Mídias pela UCLA; bacharel em Radialismo pelo Departamento de Comunicação Social da FAFICH - UFMG. Fez doutorado-sanduíche na Wayne State University, em Detroit, Michigan. Foi atriz de teatro e locutora de rádio.

Rafael Moreira do Carmo é mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), na linha de pesquisa Trabalho, Emprego e Sindicatos (2014); sociólogo graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2011). Possui experiência nas discussões sobre trabalho, políticas públicas, políticas educacionais, currículo e trabalho Docente, com pesquisas aplicadas, sobretudo, no estado de Goiás.

Renné Oliveira França é pós-doutor, doutor e mestre em Comunicação Social pela UFMG, além de bacharel em Comunicação Social - hab. em Jornalismo pela UFMG . Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em cinema, jornalismo, teorias da comunicação e metodologia de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, televisão, popular, herói, publicidade/propaganda, revistas, imagem, identidade, jornalismo, acontecimento e memória. Crítico e realizador audiovisual, prepara-se para lançar seu 1º longa-metragem.

Renato Naves Prado é fotógrafo, editor de vídeo e professor do Instituto Federal de Goiás, graduado em Fotografia e Imagem (Faculdade Cambury), especialista em Educação a Distância (SENAC) e mestre em Comunicação, Arte e Cultura (Universidade do MInho - Portugal).